Tuesday 30 June 2015

Palácio Soares de Noronha, depois Imprensa Nacional

O palácio de D. Fernando Soares de Noronha, à Cotovia, na então Rua Direita da Fábrica das Sedas, quase defronte do Colégio dos Nobres [actual Escola Politécnica], mas com entrada pela Travessa do Pombal, actual Rua da Imprensa Nacional. O palácio foi comprado em 1816, pelo preço de 18 contos de réis. Em 1895, o velho edifício, considerado inadequado para as necessidades de um estabelecimento fabril em contínuo desenvolvimento, começou a ser demolido, para dar lugar ao actual. A obra, que decorreu por fases, ficou concluída em 1913.

Palácio Soares de Noronha, depois Imprensa Nacional [séc. XIX]
Travessa do Pombal, actual Rua da Imprensa Nacional, com a Rua Direita da Fábrica das Sedas, actual Rua da Escola Politécnica
O antigo palácio dos Soares de Noronha começou a ser demolido em 1895 e, no mesmo local, já estava levantado (desde 1913) o edifício da Imprensa Nacional

Nota(s): Reprodução fotográfica invertida e erradamente datada de 1919 no AML.

Artur Bárcia, in Lisboa de Antigamente


Criada por Alvará de 24 de Dezembro de 1768, a Impressão Régia, também chamada Régia Oficina Tipográfica, só a partir de 1833 passou a ser designada Imprensa Nacional.
Para dar início à sua laboração, foi adquirida a oficina tipográfica de Miguel Manescal da Costa e o palácio de D. Fernando Soares de Noronha.

À Impressão Régia foi, nos termos do Alvará de 1768, «unida a fabrica dos caractéres que até agora esteve a cargo da Junta do Commercio», fundada em 1732 por Jean de Villeneuve. Este francês viera para Portugal chamado por D. João V para ensinar a sua arte. Foi-lhe cometida a «continuação do ensino de aprendizes da mesma fabrica de letra, para que não faltem no reino os professores desta utilissima arte».(...)
Mais tarde, entre 1802 e 1815, teve este cargo o célebre gravador Francesco Bartolozzi, chamado a Lisboa pelo então presidente do Real Erário, D. Rodrigo de Sousa Coutinho. (in incm.pt)

Imprensa Nacional [post. 1913]
Rua da Escola Politécnica, 135-137; Rua do Noronha; Rua da Imprensa Nacional
Joshua Benoliel, 
in Lisboa de Antigamente

1 comment:

  1. Hello my loved one! I want to say that this post is awesome, nice
    written and include approximately all significant infos. I
    would like to see extra posts like this .

    ReplyDelete

Web Analytics