Monday 3 August 2015

Elevador Estrela-Camões

«A Morte do Maximbombo». Era este o título da Ilustração Portuguesa revista semanal editada pelo jornal O Século em 14 de Julho de 1913 — que pode ser lida na íntegra aqui — e continuava: «Morreu o Maximbombo da Estrela! Há mais tempo ele se tivesse  sumido, o monstrengo, para dar logar a coisa mais moderna, mais decente. Aquilo era mesmo um monstrengo: pesado, incomodo, infecto e amaldiçoado como um assassino.»

Elevador Estrela-Camões  [1913]
Calçada do Combro; Igreja de Santa Catarina
Joshua Benoliel, in AML

O engenheiro Mesnier du Ponsard ganhou a concessão do troço do Camões – Estrela – Rua de São João dos Bem-Casados [actual Rua Silva Carvalho] em 1882, mas acabou por passá-la para a Companhia dos Elevadores. Em 14 de Agosto de 1890 entrou em funcionamento a linha do Camões à Estrela, a cargo da Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa, a mesma mas com novo nome desde 23 de Outubro de 1884.
Era um sistema de transporte público de passageiros em carros fraccionados por cabo sem-fim subterrâneo, rodando sobre carris-ranhura encastrados na via pública.

Elevador Estrela-Camões  [1913]
Rua dos Poiais de S. Bento junto à Travessa do Oleiro
Joshua Benoliel, in AML
Elevador Estrela-Camões [ant. 1913]
Calçada do Estrela
Elevador da Estrela com reboque, passando pela A.R.
Joshua Benoliel

Este elevador fora projectado com um troço mais longo, mas nunca foi completado, tendo funcionado somente entre o Camões e a Estrela até 1913. O arrastado machimbombo — como era  popularmente apodado — que aqui e lá, para mudar de direcção, rodava sobre placas giratórias, A Carris tomou conta daquilo tudo e instalou o eléctrico, tal como absorveu os elevadores da Bica, da Glória, do Lavra e Santa Justa, fazendo uma  desaparecer o da Biblioteca, que subia de S. Julião, poupando as canseiras da Calçada de S. Francisco, uma vez que o eléctrico passava por lá.
Os seus carros foram vendidos para barracas de banhos, para barracas de feiras e para casas de guarda no campo.

Elevador Estrela-Camões [1913]
Praça de Luís de Camões
O Ascensor da Estrela dando a volta na raquette da Praça Luís de Camões.
Joshua Benoliel, in Ilustração Portuguesa
Elevador Estrela-Camões [1913]
Praça da Estrela
Voltado à força de braços para mudar de linha.
Joshua Benoliel, in Ilustração Portuguesa

1 comment:

  1. Em San Francisco, ainda se utiliza este método para os eléctricos mudarem de linha.

    ReplyDelete

Web Analytics