Sunday 16 August 2015

Lyceu Passos Manuel

Liceu de Lisboa instituído por decreto, em 1844, com a reforma de Costa Cabral. A 20 de Setembro desse mesmo ano, um novo decreto divide o Liceu de Lisboa em quarto secções (Central, Oriental, Ocidental, e a escola de Comércio). Este liceu foi ocupando diversos edifícios e a 17 de Julho de 1908 foi autorizado a usar o nome de Liceu Passos Manuel. No ano lectivo de 1910-1911 instalou-se definitivamente no extinto Convento de Jesus. Esta transferência só foi possível devido a obras encetadas nesse conjunto religioso que duraram 20 anos.

Travessa do Convento de Jesus, [c. 1911]
Fotógrafo não identificado, in AML

Foi primeiro Liceu português planeado de raiz a partir dos conceitos inovadores defendidos e proclamados pelo fundador do ensino moderno em Portugal, o advogado Dr. Manuel da Silva Passos (1801-1862), conhecido por Passos Manuel. O seu significado cultural e histórico é perceptível nos seus valores urbano, arquitectónico e estético bem como no valor educacional, tendo particular significado na memória de diversas gerações de alunos, docentes e funcionários.
Com desenho inicial do arqº. Luis Monteiro (1882), e desenho final de Rosendo Carvalheira (1907), foi inaugurado em 1911.

Travessa do Convento de Jesus, [1907]
El-rei Dom Carlos visita as obras do Liceu Passos Manuel
Joshua Benoliel, in AML

Pelo Lyceu Passos Manuel passaram alunos como Cesário Verde, Curry Cabral, Mário de Sá Carneiro ou Miguel Bombarda.

Fachada principal, [c. 1907]
Joshua Benoliel, in AML

5 comments:

  1. Eu também aqui estudei.
    E este blog é o único que ainda sigo, sempre fascinante.

    ReplyDelete
  2. Vale a pena, se a alma não é pequena.

    ReplyDelete
  3. Estudei , cabulei , pratiquei andebol , ( equipa que deu origem à ALPA ) , fiz amigos e tive Professores que me deixaram saudades !

    ReplyDelete
  4. Eu também aqui estudei de 1960 a 1967. Entrei com 10 anos e saí com 17. Muitas saudades de tudo e em particular das "guerras" com a GNR e de alguns professores, em especial a Dra Julieta Mateus, professora de Físico-Químicas.

    ReplyDelete

Web Analytics