Sunday 18 October 2015

Avenida Sidónio Pais

A Avenida Sidónio Pais, que liga a Avenida Fontes Pereira de Melo à Rua Marquês de Fronteira, é um arruamento nascido do Edital municipal de 22 de Junho de 1948 no que antes era identificado como «arruamento a Oriente do Parque Eduardo VII entre a Avenida Fontes Pereira de Melo e a Rua Marquês de Fronteira»

Jogo de futebol nos terrenos da futura Avenida Sidónio Pais |1965|
Ao fundo notam-se edifícios do chamado Bairro Azul. O prolongamento (e remate) da Avenida Sidónio Pais - entre as ruas Engenheiro Canto Resende e Marquês de Fronteira - só se concluiu no início da década de 1970.
Augusto de Jesus Fernandes, in AML

Em 1945, o Prémio Valmor foi atribuído a um edifício de habitação localizado na Avenida Sidónio Pais, 14, propriedade de Ferreira & Filho, Lda., com projecto de arquitectura de António Maria V. dos Reis Camelo. Construído no estilo «Estado Novo», tem um aspecto sólido e algo monótono, com uma fachada em duas cores. O torreão de entrada do edifício eleva-se mais um piso que o restante edifício, sendo rematado por pináculos e telhado com grande inclinação. Mantém a função original.

Avenida Sidónio Pais, 14 |1946|
Prémio Valmor 1945; Rua Engenheiro Canto Resende
Eduardo Portugal, 
in Lisboa de Antigamente

N.B. Militar e académico de formação científica, Sidónio Bernardino Cardoso da Silva Pais nasceu a 1 de Maio de 1872, em Caminha, e morreu a 14 de Dezembro de 1918, em Lisboa. Repartiu a sua actividade pela docência (regeu a cátedra de Matemática em Coimbra), pelo serviço militar, pela política e pela diplomacia. A sua carreira política apenas se iniciou após a implantação do regime republicano, durante o qual foi sucessivamente deputado e senador e sobraçou pastas ministeriais (Fomento e Finanças), após o que ingressou na carreira diplomática, como representante de Portugal em Berlim, quando já se avizinhava a Primeira Guerra Mundial. Regressando a Portugal após a declaração do estado de guerra entre a Alemanha e Portugal, participa na conspiração que virá a instaurar a "República Nova", que, sob a sua direcção suprema, colocou no poder, no período de 1917-18, uma confederação de interesses composta por republicanos descontentes, monárquicos e clericais, e adversários da participação na guerra. Legitimou a sua presidência por meio de eleições, exerceu o poder com um misto de autoritarismo (em que alguns encontram uma espécie de "ensaio" do salazarismo) e de populismo. A sua morte, num atentado, em 1918, deixou o país numa situação de grande instabilidade, em que se chegou a temer a restauração da Monarquia. [infopedia.pt]

Avenida Sidónio Pais, 16 |c. 1952|
Rua Eugénio dos Santos
O edifício de habitação premiado com o Prémio Municipal de Arquitectura em 1947 enquadra-se na estética do chamado “Português Suave”, apresentando características da arquitectura residencial do Estado Novo, com projecto de arquitectura de Porfírio Pardal Monteiro para Sousa e Campos é semelhante a um edifício da mesma rua premiado com Valmor em 1945 [vd. foto anterior].
Fotógrafo não identificado, 
in Lisboa de Antigamente

No comments:

Post a Comment

Web Analytics