Thursday 5 November 2015

Calçada da Glória

Esta Calçada da Glória — recorda-nos o ilustre Norberto de Araújo —  é muito antiga como serventia pública. Nos séculos velhos certamente não passaria de de uma Vereda na encosta, ladeando uma parte da cerca dos frades de S. Roque; depois foi-se transformando em rampa, e, quando se urbanizaram S. Pedro de Alcântara e as Taipas, deu-se foros de Calçada, ligando a Avenida ao Bairro Alto, como dantes ligava as Hortas de Valverde  a Vila Nova de Andrade.

Calçada da Glória [c. 1910]
Joshua Benoliel, in AML

Da «Glória» se chama em razão de uma Ermida de N. S. da Glória que existiu ao fundo da rampa, erigida em 1574, por Fernão Pais (...). Aquela ermida situava-se um pouco mais acima do fundo da Calçada de hoje, pois a rampa do meio para baixo tinha outra orientação; na Travessa da Glória, esquina sul junto à Avenida, seria o seu lugar, e ainda há uns dez anos havia dela vestígios.
Os ascensores — e estamos a ver o que seriam os dois «maxibombos» há cinquenta anos — datam de 1884.==
(ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. V, p. 79, 1938)
 
Calçada da Glória [entre 1908 e 1914]
Largo da Oliveirinha
Charles Chusseau-Flaviens, in GEH

N.B. Desconhece-se a data em que este Largo da Oliveirinha — sito na confluência da Calçada da Glória com a Travessa do Fala-Só — se fixou na memória toponímica lisboeta. Mas já o encontramos num projecto municipal da autoria de Augusto César dos Santos, Henrique Sabino dos Santos e Alberto Pedro da Silva para ligar a Calçada da Glória com o Largo da Oliveirinha pela Travessa do Fala-Só com uma escadaria, em 1896. Em 1851 e 1883 também aparece referido em documentos relativos às máquinas do Elevador da Glória.

Calçada da Glória [c. 1940]
Ferreira da Cunha in AML

1 comment:

  1. Obrigada pela partilha da história desta calçada que tantas vezes subi até à rua com o mesmo nome.

    ReplyDelete

Web Analytics