Sunday 1 November 2015

Convento e Igreja de Jesus

O convento de Nossa Senhora de Jesus, era de Terceiros de S. Francisco. Havia no sitio dos Cardais [o sítio era de cardos, inculto por consequência (Araújo, 1938)] uma ermida [dedicada à Virgem Mãe de Deus], em que vivia um pobre ermitão, e da qual tomaram posse aqueles padres, no ano de 1595. A 30 de Julho de 1615 lançaram a primeira pedra do convento e igreja [pela mão de Cristóvão de Almada, Provedor da Casa Da Índia], aonde se disse Missa, pela primeira vez, no dia 24 de Fevereiro de 1623.


Dez anos depois (20 de Junho de 1633), foi a capela-mor edificada pelo arcebispo de Lisboa, D. João Manuel [de Ataíde]; e dela ficaram sendo padroeiros os Condes da Atalaia, depois Marqueses de Tancos. Os Terceiros Seculares tinham no mesmo edifício uma capela, que era uma pequena igreja, com sete altares. Tudo caiu, com o terremoto; mas foi depois reedificado, pelo muito zelo dos Irmãos Terceiros [Fr. Manuel do Cenáculo], e de Fr. Manuel da Conceição Poyares, ex-Definidor, e ministro local da Casa.
(Diniz Pedro, Das ordens religiosas em Portugal, p. 123, 1853)
 
Panorâmica sobre o convento da Ordem Terceira de Jesus |1945|
Largo de Jesus; Rua da Academia das Ciências, 19 
O Convento de Jesus é composto por três estruturas desenvolvidas longitudinalmente: o Hospital de Jesus, a igreja e o edifício conventual (ocupado pela Academia das Ciências/ Museu de Geologia). A igreja foi construída em 1615 sendo o Convento de Jesus inaugurado em 1632. A sua reconstrução, pós-Terramoto, foi efectuada imediatamente, superintendida por frei Manuel do Cenáculo e ajudada pelo marquês de Pombal.
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente
 
Em 1640 a Irmandade da Ordem Terceira Secular instala-se no convento, acrescentando ao espaço conventual um hospital e uma enfermaria, cada um com capacidade para «nelle se curarem doze Irmãos Terceyros pobres» (História dos Mosteiros..., II, 1972). Neste que ficou conhecido como o Hospital dos Terceiros (actualmente denominado Hospital de Jesus) foi construída uma capela para que os doentes pudessem ouvir missa, a Capela dos Terceiros. A Irmandade da Ordem Terceira Secular era composta quer por homens como mulheres, sendo que «os homens quando entram na Irmandade nam sam obrigados a dar mays de quatro centos e oitenta re[i]s, mas as mulheres entram com dous mil re[i]s, porque estas nam tem em serviço da Irmandade o prestimo com suas pessoas tem os homens» (Id.) Em 1712 a Irmandade contava com número compreendido entre os cinco mil a seis mil pessoas (Id.; COSTA, III, 1712).
 
Largo de Jesus |c. 1900|
Largo de Jesus; Rua da Academia das Ciências, 19
A construção do Convento de Jesus decorreu ao longo de 200 anos até alcançar a sua formulação final, desde 1595, data da fundação do convento, até à inauguração da Livraria em 1795.
José A. Bárcia, in Lisboa de Antigamente
 
Com o advento do Terramoto de 1755 o convento sofre graves estragos. O edifício conventual é afectado sobretudo no refeitório, dormitório, claustro e enfermaria. Também a Capela dos Terceiros e respectiva Casa do Despacho ficam gravemente danificadas. Contudo, é na igreja que os danos são mais notórios: a parede do óculo da capela-mor cai e, com ela, os arcos que sustentavam o tecto da igreja. A capela do Santíssimo Sacramento e a capela-mor saem gravemente danificadas. Dois meses após o terramoto, a 20 de Janeiro de 1756, o tecto da igreja acaba por ruir por completo, piorando também o estado do refeitório e claustro. Morreram ainda vinte e uma pessoas (das quais dezanove mulheres e dois homens), «algumas pessoas saíram feridas, e uma mulher com as pernas quebradas» (Dos Conventos...,1757).







  Convento da Ordem Terceira de Jesus, interior da igreja |1945|
Eduardo Portugal
(clicar para ampliar)
 







N.B. A igreja, de fachada setecentista, apresenta no seu interior uma só nave com capelas laterais voltadas ao centro, podendo observar-se alguns vestígios da antiga reconstrução seiscentista. Inicialmente a classificação como Imóvel de Interesse Público estava atribuída somente à Igreja de Nossa Senhora de Jesus.
A partir de Dezembro de 2010 a classificação de Conjunto de Interesse Público foi atribuída ao conjunto constituído pelo antigo Convento de Nossa Senhora de Jesus, e restos da cerca conventual, incluindo a Igreja de Nossa Senhora de Jesus/Igreja Paroquial das Mercês (pode saber mais acerca da antiga aqui), a Academia das Ciências, o Museu Geológico do Instituto Geológico e Mineiro, a Capela da Ordem Terceira de Nossa Senhora de Jesus e o Hospital de Jesus. (in DGPC)
 

No comments:

Post a Comment

Web Analytics