Sunday 8 November 2015

Igreja dos Santos Reis Magos

A origem da actual Igreja dos Santos Reis Magos, Igreja Paroquial do Campo Grande, remonta a uma pequena Ermida da invocação dos Três Santos Reis, datada do séc. XVI, que foi destruída quase na totalidade pelo Terramoto de 1755. A reconstrução do templo ocorreu no final do séc. XVIII, a partir de 1778, às expensas de donativos de particulares, de receitas da Misericórdia e de taxas da «Feira das Nozes» instituída por D. Maria I.

Igreja dos Santos Reis Magos
Entrada de touros no Campo Grande
Litografia Monteiro, in Lisboa de Antigamente

Esta igreja foi objecto de sucessivas intervenções ao longo do tempo: no final do séc. XIX, a sua arquitectura inicial foi alterada, em especial a sua frontaria; no início do séc. XX, viu suprimido o seu adro circundante e apeado o cruzeiro datado de 1646; no final do séc. XX, para além das construções de um salão paroquial e de um edifício para acolher os serviços do Centro Social e Paroquial do Campo Grande, foi refeito um pequeno adro lateral simbolicamente vedado, no qual foi recolocado o cruzeiro. Com um projecto arquitectónico bastante simples, a sua fachada surge rasgada por um portal rematado por cornija em chaveta, sobrepujado por 3 janelões. Sobre o entablamento frontal rasga-se um óculo rematado por frontão triangular encimado por cruz. A Torre sineira, de secção quadrada, localiza-se na prumada ocidental. 

Igreja dos Santos Reis Magos |Início séc. XX|
Campo Grande

José A. Bárcia
, in Lisboa de Antigamente

O interior do templo, coberto por tecto em abobadilha de aresta, é constituído pela nave e capela-mor, sobre cujo arco se ostenta o escudo real de D. Luís, com as armas de Portugal. Em termos artísticos encontramos na igreja: pinturas seiscentistas no tecto, restauradas em 1880 por Pereira Júnior; uma composição pictórica nos alçados laterais da capela-mor, representando a Paixão de Cristo; um retábulo de talha dourada em estilo neo-clássico; cenas figuradas dos Reis Magos no retábulo, da Natividade no alçado lateral do lado da Epístola e da Circuncisão no alçado lateral do lado do Evangelho; e ainda dois painéis de azulejos na sacristia, datados de 1798, representando, um deles, Nª Senhora da Conceição, Sto. António e S. Marçal e, o outro, Cristo Crucificado e S. Caetano.

Igreja dos Santos Reis Magos |1941|
Campo Grande
 Eduardo Portugal
, in Lisboa de Antigamente

No comments:

Post a Comment

Web Analytics