Friday 4 December 2015

Café Chave d’Ouro

O Café Chave d’Ouro — um dos maiores cafés da capital no seu tempo — foi fundado em 1916 e conquistou a preferência dos lisboetas. Na fachada ostentou cerca de 20 anos um anjo esculpido em pedra de lioz e ferro, projecto da responsabilidade de Fausto Fernandes, passou depois a um estilo mais moderno quando da remodelação em 1936, dirigida pelo arquitecto Norte Júnior.

Café Chave d'Ouro, Praça Dom Pedro IV [c. 1930]
Enquadramento, lado ocidental do Rossio
Estúdio Mário Novais, in Lisboa de Antigamente

Nas décadas de 40 e 50, o Café Chave d’Ouro fazia parte do quotidiano dos intelectuais e oposicionistas ao regime de Salazar. Ai se realizou a conferência de imprensa que lançou a candidatura de Humberto Delgado à presidência, em Maio de 1958. Respondendo à pergunta do correspondente da «France Press» sobre que destino daria ao dr. Oliveira Salazar caso ganhasse as eleições, proferiria a histórica frase: «Obviamente, demito-o!»

 
Café Chave d'Ouro, Praça Dom Pedro IV [c. 1930]
Anote-se  o anjo esculpido em pedra de lioz e ferro, projecto de
Fausto Fernandes.
Ferreira da Cunha,
in Lisboa de Antigamente

(clicar para ampliar)
 
Café Chave d'Ouro, Praça Dom Pedro IV [c. 1930]
Fotografo desconhecido, i
in Lisboa de Antigamente



Diz-se que Salazar mandou fechar o café no ano seguinte (1959), pois acreditava que este era um centro de «ódio e dissolução».
Em 1916 foi construído o Café Chave d'Ouro. Já tinha sido uma pastelaria durante o período sidonista. O café era o "habitat" dos não-democráticos. Nele se lia o câmbio do dia, e, quando as lojas fechavam, os comerciantes reuniam-se na cave do café.»  (in Rocio/Rossio, Terreiro da Cidade)

Café Chave d'Ouro, Praça Dom Pedro IV [post. 1936]
Frontaris após remodelação em 1936
Fotografia anónima, in Lisboa de Antigamente
Café Chave d'Ouro, Praça Dom Pedro IV [1941]
Galeria; relógio de parede
Kurl Pinto, in Lisboa de Antigamente
Café Chave d'Ouro,  [1941]
Praça Dom Pedro IV
Kurl Pinto,
in Lisboa de Antigamente

1 comment:

  1. TRABALHEI NO CHAVE DE OURO,EM 1957,COMO MANDARETE, E COM O ELEVADOR QUE IRIA PARA O ANDAR DE BILHARES ,SALÃO DE CHÁ COM MUSICA E BOITE.

    ReplyDelete

Web Analytics