Tuesday, 15 March 2016

Miradouro da Senhora do Monte

O olisipógrafo Norberto Araújo caracteriza da seguinte forma este belo e contemplativo miradouro da cidade de Lisboa situado no alto do Monte de S. Gens:
«Ora aqui temos, Dilecto, outro miradouro da Cidade. Goza êste panorama surpreendente que abrange a parte baixa da Cidade, os seus píncaros, com o Castelo à nossa ilharga, tão perto que apetece estender-lhe a mão, e que se alarga a norte e a nascente para os bairros novos até ao sopé da Penha, à Estefânia, à Rotunda. 

Miradouro da Senhora do Monte, as suas árvores seculares e um invulgar candeeiro [1946] 
Rua da Senhora do Monte
Fotógrafo não identificado, in AML

Deves ter notado que cada miradouro de Lisboa tem a sua perspectiva especial, o seu anfiteatro diferenciado ao sopé rumoroso e confuso. Êste do Monte, com a Ermida ao lado, é dos mais deleitosos de Lisboa.»
(ARAÚJO, Norberto de Peregrinações em Lisboa, vol. VIII, p. 37)

Miradouro da Senhora do Monte, as suas árvores seculares [19--] 
Rua da Senhora do Monte
José Artur Bárcia, in AML

Este balcão privilegiado sobre a cidade, oferece uma ampla e rica panorâmica de Lisboa: o Castelo de São Jorge, o Rio Tejo, a Baixa, a Colina de São Roque com as ruínas do Convento Carmo, as zonas antigas e intimistas da Colina do Castelo e da Mouraria, a Lisboa das avenidas largas e dos edifícios de construção mais recente para Norte, os principais jardins, entre outras vistas. O espaço do miradouro é pontuado por exemplares como o cipreste, a oliveira e o pinheiro-manso, que proporcionam belas sombras.

 Panorâmica tirada do miradouro da Senhora do Monte para a Costa do Castelo  [194-]
Rua da Senhora do Monte
Ao centro, as traseiras do Teatro Taborda e a antiga Cerca do Coleginho; Igreja de Santa Cruz do Castelo
 Kurt Pinto , in AML

No comments:

Post a Comment

Web Analytics