Sunday, 29 May 2016

Salão Lisboa, o Piolho da Mouraria

Conhecido como Cinema Piolho, é o primeiro recinto especialmente construído para o espectáculo cinematográfico.Situava-se na Rua da Mouraria, entre as Escadinhas da Saúde, o Antigo Beco do Cascalho e a Rua das Fontainhas a S. Lourenço.
Propriedade da Empresa Salão de Lisboa, Lda., de Henrique O’Donnell e Victor Cunha Rosa, abre as suas portas ao público em 1916, com sessões às quintas-feiras, sábados e domingos. O público era essencialmente jovem, o que fazia com que os filmes de acção fossem o essencial da sua programação.

Cinema Salão Lisboa [1932]
 Rua da Mouraria
Fotógrafo não identificado, in Arquivo do Jornal O Século

Em finais de 1928, iniciam-se obras de melhoramento no seu interior, como forma de corresponder às exigências do público e ao aparecimento de novas salas. 1932 será o ano em que se introduzem novas alterações, principalmente na fachada.
Até 1972, o Salão Lisboa continua nas mãos da família O’Donnell, altura em que suspende a sua exploração cinematográfica, passando aí a funcionar um armazém de revenda que, no entanto, continuou a manter na frontaria o nome de Salão Lisboa.(cm-lisboa.pt)

Cinema Salão Lisboa [1968]  
Rua da Mouraria
Eduardo Gageiro, in AML

No comments:

Post a Comment

Web Analytics