Tuesday 16 August 2016

Café Suisso

O Café Suisso, que foi primitivamente pastelaria e café, depois só Café e hoje [1931] Café e Restaurante, foi criado por dois suíços, em 1845, e que tinham uma padaria no antigo Colégio dos Nobres , à rua da Escola Politécnica. Um deles chamava-se João Meng, que foi mais tarde o único proprietário e que, quando morreu, deixou, por testamento, o Café aos seus caixeiros que o trespassaram.

 

Café Suisso [c. 1910]
Praça Dom João da Câmara (antigo Largo de Camões); Rua 1º de Dezembro 
(Encerrado c. 1950 aquando da demolição do prédio onde estava instalado).
Joshua Benoliel, in Lisboa de Antigamente

Porta adiante [do Martinho], o Suisso. O Suisso é mais difícil de descrever pela flutuação dos seus frequentadores. Parece um porto de mar de larga escala. Ali param todos os estrangeiros e todos os estranhos. Toureiros e carteiristas espanhóis, viajantes de vapores surtos no Tejo, artistas de circo, cançonetistas de cinematógrafos, jornalistas, homens de teatro, todos ali passam ou param. Não chega a ter clientes certos, porque a multidão dos que circulam não deixa criar hábitos. Não há uma mesa que se possa considerar como certa e onde se possa passar aquelas horas de cavaco ameno em face dum copo de água, que são o ideal quási meia Lisboa. Ouvem-se ali as línguas mais variadas e o Suíço é uma redução ínfima da Babel da Lenda, com a diferença que em Babel trabalhava-se e no Suisso preguiça-se. 
(BRUN, André (1881-1926). A Baixa às 4 da tarde, 1910)

Café Suisso [1949]
Praça Dom João da Câmara (Antigo Largo de Camões); Rua 1º de Dezembro 
O Café-Restaurante Suisso, com outra clientela mais estoira-vergas, de «marialvas» e de toureiros, foi  por João Líeng Meng, um suíço. [Araújo: 1939]
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

Bibliografia
FREIRE, João Paulo, Lisboa do meu tempo e do passado, Lisboa, , p. 120, 1931.
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. XII, p. 85, 1939.

1 comment:

  1. M. Tavares de Almeida19 August 2016 at 10:51

    Frequentei assiduamente o "Suisso", onde almocei com alguma frequência.Eram célebres os seus "aperitivos" que por si só serviam de almoço. E não era caro.

    ReplyDelete

Web Analytics