Sunday 4 September 2016

Avenida Almirante Reis, 2-2K

Em 1908, atribui-se pela primeira vez o Prémio Valmor a um edifício de rendimento cujo piso térreo era ocupado por estabelecimentos comerciais. Edifício de gaveto, com projecto de Arnaldo R. Adães Bermudes (1864-1948), propriedade de Guilherme Augusto Coelho, conforme legenda incisa numa pilastra da fachada principal.


Construído em 1908, segundo projecto do arq.º Arnaldo Adães Bermudes, trata-se de um edifício ecléctico, que congrega diversas correntes estilísticas, conforme foi usual nos meios mais académicos da viragem de século. O edifício termina, do lado sul, num corpo semicircular que define o gaveto voltado ao amplo espaço público formado pela ligação da Avenida Almirante Reis ao Largo do Intendente Pina Manique
Apresenta quatro pisos, separados por longas varandas nos registos inferiores, fazendo-se a animação dos alçados por panos alternadamente reentrantes e salientes nas faces principal e posterior. O piso térreo é ocupado por lojas que ocultam parcialmente a estrutura, arrancando dos arcos que definem as entradas principais os maciços que suportam os três panos salientes, que incluem silhares almofadados de gosto neoclássico. Os pisos superiores integram janelas de sacada, a maioria de vão recto, e as de mais cuidado tratamento a pleno centro ou de perfil abatido. 

Avenida Almirante Reis, 2-2K;  Largo do Intendente, 1-6 |c. 1908|
Antiga Avenida D. Amélia antes Avenida dos Anjos
 Prémio Valmor de 1908
Paulo Guedes, in Lisboa de Antigamente

Ao nível dos segundo e terceiro andares existem varandas corridas protegidas por gradeamentos de ferro forjado, decorados ao estilo Arte Nova. No último registo, as varandas aplicam-se apenas às janelas dos panos salientes, sendo as restantes intercaladas por painéis de azulejos policromados, também Arte Nova, com motivos florais e animais. O coroamento inclui frontões de volutas cujos tímpanos são revestidos com azulejos Arte Nova, e segmentos de balaustrada simples. Sobre o corpo semicircular ergue-se uma cúpula de pendor neobarroco, assente sobre cachorrada e encimada por lanternim em forma de templete. 
Classificado Imóvel de Interesse Público pelo Dec. 28/82 de 26 de Fevereiro [de 1982].¹
Nota(s).: Actualmente (2016) tem projecto de reabilitação para reconversão em hotel.

Avenida Almirante Reis, 2-2K;  Largo do Intendente, 1-6 |c. 1930|
Antiga Avenida D. Amélia antes Avenida dos Anjos
 Prémio Valmor de 1908
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

Bibliografia
¹ˢALMEIDA, Álvaro Duarte de/BELO, Duarte, Portugal património: Lisboa, p. 199, 2007.

1 comment:

Web Analytics