Tuesday 22 November 2016

Antiga casa dos Marqueses de Minas

Observa-me agora, Dilecto, do lado oposto, estes dois edifícios ligados num só, n.ºª 199 a 211 os mais velhos de aspecto de tôda a rua, mas com ar nobre vulgaríssimo de setecentos.
Foi velha casa dos Marqueses das Minas; do remoto da edificação podes fazer idéia pela lápide foreira «Andrada F. 1600», o que dá expressão bairrista ao casarão. Nota êsses cunhais, com cornija, e que desigualados do grosso da edificação, indicam estragos do Terramoto.
   No tempo das invasões francesas, comêço do século passado [séc. XIX], uma senhora, D. Ana de Oliveira, a cujas mãos o prédio veio, instituiu ali um recolhimento para orfãs de militares mortos em defeza da Pátria. Foi depois integrado rios «Recolhimentos do Reino», como outros ainda dependentes do Ministério do Interior, e de que te falei quando passamos pelas Merceeiras, à Sé. 
   Em 1928 passou a instituição a cargo da Santa Casa, que aqui recolhe 32 meninas, entre os 13 e 17 anos, freqüentando os cursos secundários em regime de externato, e recolhendo ao «Pensionato da Rua da Rosa» — tal é sua designação — como se recolhessem a casa de família. (...) O edifício é velho; alguns pormenoresazulejos sobretudoatestam o seu ar palaciano.
Palácio dos Marqueses de Minas / Lar Nossa Senhora do Amparo [1944]
Rua da Rosa, 199-211; Rua de São Boaventura, 2
Estúdio Mário Novais, in AML

No interior, destaca-se uma colecção de silhares de azulejos azuis e brancos dos finais do séc. XVIII, que vão desde o átrio de entrada ao andar nobre, e que podem ser observados no filme da autoria da SCML que reproduzimos abaixo.

Palácio dos Marqueses de Minas
Filme da autoria da SCML (dur.aprox. 4 min.)
(clicar para reproduzir)

Bibliografia
(ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. VI, pp. 45-46)

1 comment:

  1. I have been browsing online more than 2 hours today, yet I never found
    any interesting article like yours. It is pretty worth enough for
    me. In my opinion, if all web owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

    ReplyDelete

Web Analytics