Wednesday 4 October 2017

Largo e Escadinhas de S. Miguel

Eis-nos no largo de São Miguel — o coração da alfama —, no dizer do olisipógrafo Norberto de Araújo.

Direi o seu Rossio? Não. Seria pender o respeito pelo valor das palavras. E de resto, como vês, o pequeno Largo defronte da Igreja, com a sua palmeira africana no centro, as suas ramificações de becos e vielas, a sua fisionomia de uma pobreza confessada e ingénua, não nos permitem o atrevimento: o Rossio, isto...


Estamos agora, nesta reentrância defronte da quina poente da fachada da Igreja [de S. Miguel], em presença de dois dos mais puros exemplares seiscentistas de toda a Alfama. São estes prédios contíguos, fazendo esquina, n.° 11-13 e n.° 15 [vd- 1ª imagem]; o que enfrenta o terreiro, de um largo ressalto, cor de rosa, janelas pequenas, beirais engrinaldados de ervas nascidas da humidade, é um verdadeiro apontamento para artistas de centelha. Não nos demoraremos perante eles, senão surge a pergunta sacramental: «vão-nos demolir a nossa casas?». Esta gente da Alfama não tem o pavor das revoluções, nem das trovoadas, nem dos incêndios — que se afogam em cobertores de papa —; tem o pavor das demolições.

Largo de S. Miguel, Alfama |1927|
Quina poente da fachada da Igreja de S. Miguel e o dois prédios seiscentistas contíguos, fazendo esquina, n.° 11-13 e n.° 15, destacados por  Norberto de Araújo.
Fotógrafo não identificado,
in Lisboa de Antigamente

Ora vê agora esse enfiamento por aí acima, até não sei onde, no complicado das escadarias, ao centro da ladeira empedrada à antiga, lisa e polida, que é um perigo pisá-la. É um dédalo a descoberto. Quintais, frontarias de dois palmos, gatos, crianças rebolando,  e ao fundo, estrídulo, um pregão de laranjas... (...)
Em todo o caso, aqui neste segundo largo [antigo da Cantina Escolar, vd 2ª e 3ª imagens], em ladeira, por trás da Igreja [de S. Miguel], desde há anos chamado da «Cantina Escolar», e que era o prolongamento do Beco do Alegrete [actuais Escadinhas de São Miguel] — lindo nome! — , começo do intrincado Beco das Curvinhas, olha-me este panorama de uma Lisboa que Lisboa não conhece! ¹

Escadinhas de São Miguel, na direcção de Santa Luzia |1939|
Antigo Largo da Cantina Escolar
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

São Miguel Arcanjo tem 6 topónimos a perpetuá-lo nesta zona de Alfama que foi da antiga freguesia de São Miguel: a Calçadinha, o Largo, a Rua, a que se juntaram no final do séc. XIX o Beco e a Travessa e, já no séc. XX, em 1963, as Escadinhas de São Miguel.
A Rua de São Miguel funcionou como uma típica rua Direita medieval deste local. O Beco e a Travessa que hoje encontramos foram obra do Edital Municipal de 09/07/1894, em vez das respectivas anteriores denominações de Beco dos Mortos e Beco de São Miguel. Estas Escadinhas foram as últimas a integrar a toponímia local, nascidas do Edital municipal de 25/01/1963, para substituir o Largo da Cantina Escolar que a autarquia lisboeta quis ali colocar pelo Edital de 27/10/1916 em homenagem à Cantina Escolar de São Miguel, ali fundada em 1909, e que antes era o Beco do Alegrete.
São Miguel tido como o defensor do Povo de Deus no tempo de angústia e aquele que acompanha as almas dos mortos até o céu, tem aqui lugar derivado à proximidade à Igreja de São Miguel que ali está desde o século XII. A primitiva ermida terá começado a ser construída cerca de 1150 e a sede da paróquia do mesmo nome criada em 1180, ocupando a zona norte de Alfama, mais rural que a da freguesia de São Pedro. ²

Aspecto pitoresco do antigo Largo da Cantina Escolar
actuais Escadinhas de S. Miguel |1927|
À dir vê-se a fachada lateral da Igreja de S. Miguel e o edifício da «Cantina Escolar»;

no cimo observa-se a torre sineira da Igreja de Santa Luzia.
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

Bibliografia
¹ ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. X, pp. 55-57)
² cm.lisboa.pt

2 comments:

  1. I have recently started a site, the information you provide on this website has helped me greatly.
    Thank you for all of your time & work.

    ReplyDelete
  2. Obrigado para outro grande post. O lugar mais
    pode apenas ninguém que tipo de informações de tal um ideal forma
    da escrita? Tenho uma apresentação próxima semana, e Sou
    na procurar tais informação.

    ReplyDelete

Web Analytics