Wednesday 12 August 2015

Lyceu de Camões

Projectado em 1907, pelo arq.º Miguel Ventura Terra, foi construído de raiz na Praça José Fontana, entre 1908-1909, ano em que foi inaugurado sob a designação oficial de "Lyceu de Camões", tornando-se uma referência pioneira na arquitectura escolar à época, inaugurando em conjunto com outros liceus um modelo de liceu moderno em Lisboa. Este novo modelo de liceu trouxe uma arquitectura de utilidade pública, funcionalmente racionalista, muito técnica, desenvolvida numa linha decorativamente despojada e de volumetrias simples Tendo em conta a construção de um edifício essencialmente higiénico e confortável, bastante arejado e iluminado, o arquitecto projectou blocos rectangulares articulados, recorrendo aos novos materiais da época, o ferro e o tijolo, assim como a um esquema compositivo que primava pela ausência de corredores fechados, preferindo salas abertas para o pátio ou para galerias exteriores, favorecendo a existência de múltiplos espaços de recreio.

Lyceu de Camões  [c. 1909]
Praça José Fontana
Perspectiva tirada da Rua Tomás Ribeiro
Alberto Carlos Lima, in AML

Estruturado em 2 pisos, o edifício apresenta planta rectangular e simétrica, segundo um esquema em tridente, inscrevendo-se num alongado rectângulo seccionado por outros 3, correspondentes a 3 alas paralelas entre si e perpendiculares à fachada principal, que possibilitam a formação de dois amplos espaços abertos, rectangulares, destinados a recreio. A distribuição das salas de aula é feita pelos corpos laterais encontrando-se os serviços administrativos, refeitórios e o ginásio instalados no corpo central. Em 1927 foram construídos 2 pavilhões nos eixos dos Pátios Sul e Norte, respectivamente destinados a Laboratórios de Física e de Química.

Lyceu de Camões  [c. 1909]
Praça José Fontana
Perspectiva tirada da Rua Gomes Freire
Joshua Benoliel, in AML

Em 1972 foi inaugurado à entrada do liceu, por ocasião do IV Centenário da Publicação de "Os Lusíadas", o busto de Camões, encomendado ao escultor Fernando Fernandes, para homenagear o grande poeta português, que deu nome a este liceu. 
O Antigo Liceu Camões, actual Escola Secundária Camões, encontra-se Em Vias de Classificação.

Lyceu de Camões  [c. 1930]
Praça José Fontana
Postal não circulado, in AML

No comments:

Post a Comment

Web Analytics