Wednesday 4 November 2015

Casas da Moeda

Falemos então da Casa da Moeda, que temos ainda à vista, e digo «ainda» porque não tarda (fins de 1940) que êste importante estabelecimento de Estado seja transferido para novo edifício, na Avenida António José de Almeida, no Arco no Arco do Cego. [Araujo, 1939]


A Casa da Moeda de Lisboa é talvez o mais antigo estabelecimento fabril do Estado português, com uma laboração contínua desde, pelo menos, o final do século XIII. As mais antigas notícias da sua existência como estrutura oficinal fixa datam do reinado de D. Dinis, quando ela se localizaria perto da «Porta da Cruz», a Santa Apolónia.

Casa da Moeda |c. 1910|
Rua de São Paulo
Joshua Benoliel, in Lisboa de Antigamente

No século XIV foi mudada para o local onde mais tarde esteve a cadeia do Limoeiro, junto à Sé, e no reinado de D..João I vamos encontrá-la na Rua Nova [dos Ferros, hoje Rua de São Julião], defronte da ermida de Nossa Senhora da Oliveira.
Em meados do século XVI terá sido transferida um pouco mais para ocidente e funcionaria na Rua da Calcetaria [dos Calceteiros ou da Sapataria], não longe do Paço da Ribeira, onde permaneceu até 1720.


Casa da Moeda |séc. XIX|
Rua de São Paulo e Rua da Boavista
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

Nessa data, mais precisamente em 16 de Setembro [de 1720], foi transferida para a Rua de São Paulo, conforme se lê numa «lembrança» registada a fls. 253 v do livro 2º do Registo Geral, que informa que nessa data «se fes mudança da fabrica e mais materiaes e o cofre da Caza da Moeda desta cidade de Lisboa a qual estava situada em a rua da Calsetaria pª o chão em q. estava situada a Junta do Comercio Geral, em o qual chão se adeficou noua Caza da Moeda.».

Casa da Moeda, entrada principal |c. 1941|
Rua Dona Filipa de Vilhena, 7  com a Av. João Crisóstomo
Paulo Guedes,
Joshua Benoliel, in Lisboa de Antigamente

permaneceu até 1941, quando mudou para o novo edifício projectado pelo arq. Jorge Segurado, onde ainda hoje se encontra.
A Casa da Moeda viu os seus serviços reestruturados sucessivamente em 1911, 1920, 1929 e 1938, fundindo-se finalmente, em 1972, com a Imprensa Nacional. (in incm.pt)

Casa da Moeda |c. 1952|
Avenida António José de Almeida esquina com a Avenida Cinco de Outubro
António Passaporte, in Lisboa de Antigamente

No comments:

Post a Comment

Web Analytics