Sunday 22 November 2015

Hotel Metrópole

«O Metrópole... Este prédio pertence, desde muito longa data, à. Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães, que ordenou obras em 1914, levadas a efeito por um arquitecto alemão, como vês pela fachada quebrando, lamentavelmente, a linha arquitectónica geral da urbanização da Praça. Em 1914 instalou-se aqui uma Sociedade Hoteleira alemã. Veio a guerra, para nós, portugueses, em 1916. Tomou então conta do Hotel o grande industrial Alexandre de Almeida, que presentemente [em 1939] nele está fazendo obras radicais.==
(ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. XII, p. 72, 1939)

Hotel Metrópole |ant. 1911|
Praça Dom Pedro IV, 30
Tipóia e coupé de praça, aguardando clientes junto ao Hotel Metrópole.
Alexandre Cunha, 
in Lisboa de Antigamente

Este empresário foi o criador da cadeia de equipamentos hoteleiros «Hotéis Alexandre de Almeida Lda.», proprietário do Palace Hotel do Bussaco (1915), Palace Hotel da Curia (1922), Hotel Astória em Coimbra (1926), Hotel Francfort, este Hotel Metrópole e Hotel de L’ Europe estes três últimos em Lisboa. 

Hotel Metrópole (esq.) |post. 1926|
Enquadramento do edifício do hotel no lado ocidental da Praça D. Pedro IV

 Estúdio Mário Novais, 
in Lisboa de Antigamente

1 comment:

  1. E foi o criador da 1ª Escola de Hotelaria (av. AAA), onde frequentei o Curso de Recepção, nos anos 60. Nunca esquecerei as recomendações do próprio Alexandre d'Almeida, no fim do curso: "entrar às 8h, não é entrar a essa hora no local de trabalho; é estar pronta para trabalhar ao balcão, impecavelmente fardada, penteada ... " isto entre outras e úteis recomendações.

    ReplyDelete

Web Analytics