Wednesday 20 January 2016

Avenida Almirante Gago Coutinho

Esta artéria quando da sua construção foi designada por prolongamento da Avenida Almirante Reis (Edital de 17/02/1947). Depois, como consta na informação municipal datada de 23/07/1956, passou a ser conhecida como Avenida do Aeroporto.
O Aero-Club de Portugal sugeriu em 23/07/1956 a atribuição do nome «Avenida Gago Coutinho - Sacadura Cabral» à Avenida do Aeroporto, mas a Comissão Municipal de Toponímia discordou porque « deverá seguir-se a orientação até agora adoptada de só se consagrarem na toponímia da cidade nomes de individualidades que tenham falecido há alguns anos, lembrando, entretanto, que o nome de Sacadura já se encontra atribuído a uma avenida da capital». 

Avenida do Aeroporto |c. 1940|
Actual Avenida Almirante Gago Coutinho
Kurt Pinto, in Lisboa de Antigamente

Gago Coutinho faleceu em 18 de Fevereiro de 1959 e no dia seguinte o Vereador Dr. Baêta Henriques interveio na reunião de Câmara, no sentido de se dar o nome de Gago Coutinho à Avenida do Aeroporto. A Comissão foi de parecer de que « o nome de Gago Coutinho seja atribuído a uma praça ou avenida de maior projecção do que a Avenida do Aeroporto e, possivelmente, junto ao Tejo, na freguesia da Ajuda ou Alcântara, onde aquele ilustre homem de ciência nasceu e viveu a maior parte da sua vida e partiu para a grande viagem que lhe deu renome Universal.» Mais tarde, na sua reunião de 23-06-1959 a Comissão de Toponímia acrescentou que «no entanto deixa ao superior critério do Excelentíssimo Presidente da Câmara a resolução do assunto.”»

Avenida do Aeroporto |1944|
Actual  Avenida Almirante Gago Coutinho
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

Assim, desde 2 de Janeiro de 1960, esta via pública que detêm a legenda «Sábio e Herói da Navegação Aérea», homenageia Carlos Alberto Viegas Gago Coutinho (1869-1959), alfacinha que viveu na Rua da Esperança e foi um almirante pioneiro da aviação. 

Avenida Almirante Gago Coutinho |post. 1966|
Estúdio Horácio Novais. in Lisboa de Antigamente

A partir de 1917 tentou adaptar à aeronavegação os processos e instrumentos da navegação marítima, tendo criado em 1919, o famoso sextante que ostenta o seu nome. Publicou «A Náutica dos Descobrimentos» e com Sacadura Cabral realizou, de 30 de Março a 17 de Junho de 1922, a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, entre Lisboa e o Rio de Janeiro.
Por edital de 09/12/1989, o troço desta Avenida compreendido entre a Praça do Aeroporto (vulgo Rotunda do Relógio) e o Edifício do Aeroporto de Lisboa, passou a denominar-se Alameda das Comunidades Portuguesas.[cm-lisboa.pt]

1 comment:

  1. Hey I am so excited I found your site, I really found you by error, while I was researching on Aol for something
    else, Anyways I am here now and would just like to say cheers for a marvelous post and a
    all round enjoyable blog (I also love the theme/design), I
    don't have time to look over it all at the minute but I have bookmarked it and also included your
    RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more, Please do keep up the
    fantastic work.

    ReplyDelete

Web Analytics